The Legend of Zelda (série)
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The Legend of Zelda | |
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Triforce | |
Desenvolvedora(s) | Nintendo |
Distribuidora(s) | Nintendo |
Criador(es) | Shigeru Miyamoto Takashi Tezuka |
Gênero(s) | Ação Aventura |
Primeiro título | The Legend of Zelda |
Lançamento | 21 de fevereiro de 1986 |
Último título | The Legend of Zelda: Spirit Tracks |
Lançamento | 7 de dezembro de 2009 |
Website | Zelda Universe |
Portal Games • Projeto Games |
O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa o poder, atribuído a Ganondorf, um significa a sabedoria, atribuída a Zelda, e um significa a coragem, atribuída a Link. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.
Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.
Índice[esconder] |
[editar] Lista de jogos
Título | Ano de lançamento | Sistema |
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The Legend of Zelda | 21 de fevereiro de 1986 – Japão 1987 – América, Europa | NES / GBA |
The Adventure of Link | 14 de janeiro de 1987 – Japão 1988 – América | Famicom Disk System / NES / GBA |
A Link to the Past | 21 de novembro de 1991 – Japão 1992 – América | SNES / GBA |
Link's Awakening * | 6 de junho de 1993 – Japão 1994 – América | Game Boy / GBC / 3DS |
Ocarina of Time | 21 de novembro de 1998 – Japão 1998 – América, Europa | Nintendo 64 / Nintendo GameCube / Nintendo 3DS |
Majora's Mask | 27 de abril de 2000 – Japão 2000 – América, Europa | Nintendo 64 / Nintendo GameCube |
Oracle of Ages | 27 de fevereiro de 2001 – Japão 2001 – América, Europa | Game Boy Color |
Oracle of Seasons | 5 de outubro de 2001 – Japão 2001 – América, Europa | Game Boy Color |
Four Swords | 2002 – América 2003 – Japão | Game Boy Advance |
The Wind Waker | 13 de dezembro de 2002 – Japão 2003 – América, Europa | Nintendo GameCube |
Four Swords Adventures | 2004 – Japão 2004 – América, Europa | Nintendo GameCube |
The Minish Cap | 2004 – Japão 2004 – Europa 2005 – América | Game Boy Advance |
Twilight Princess | 19 de Novembro de 2006 (Wii, EUA) 10 de Dezembro, 2006 (GameCube, EUA) | Nintendo GameCube e Wii |
Phantom Hourglass | 2007 | Nintendo DS |
Link's Crossbow Training | 2007 | Wii |
Spirit Tracks | 2009 | Nintendo DS |
Skyward Sword | 2011 | Wii |
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- Link's Awakening foi relançado para Game Boy Color sobre o nome "Link's Awakening DX"
[editar] Relacionados
Título | Ano de lançamento | Sistema | Descrição |
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Freshly-Picked Tingle's Rosy Rupeeland | 2 de Setembro de 2006 – Japão 14 de Setembro de 2006 – Europa | Nintendo DS | Jogo estrelado pelo personagem Tingle |
Tingle's Balloon Fight DS | Abril, 2007 – Japão | Wii | Remake de Balloon Fight estrelando Tingle; exclusivo para Club Nintendo do Japão |
[editar] Outros
- A Philips, durante o acordo para construir um acessório de CD para o Super NES, conseguiu os direitos da série e lançou três jogos Zelda para seu console CD-i (um recorde de Zeldas em uma plataforma, igualado apenas pelo Game Boy Color, o GameCube e - se considerados os remakes - o GBA): Link: The Faces of Evil (1993), Zelda: The Wand of Gamelon (1993) e Zelda's Adventure (1995), os 3 sem participação da Nintendo. São considerados bem inferiores em relação a série "oficial".
- O Satellaview, periférico do SNES lançado só no Japão, teve versões do Zelda original (BS Zelda, 1995) e A Link to the Past (BS Zelda: Kodai no Sekiban, 1997) estreladas pelo mascote do acessório, um garoto de boné.
- Uma versão expandida de Ocarina of Time para o acessório Nintendo 64DD (Disk Drive) foi planejada, mas cancelada. Fora lançado em 2003 para o GameCube, com o nome The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest. Nos EUA, foi brinde para os que haviam pedido prévio de Wind Waker. Na Europa, vinha junto com Wind Waker.
- Em 2003 foi lançado para o GameCube The Legend of Zelda: Collector's Edition, como brinde na compra do console e para membros de clubes da Nintendo e novos assinantes da revista Nintendo Power e Nintendo World. O disco contém emuladores e os ROMs do primeiro Zelda, Adventure of Link, Ocarina of Time, Majora's Mask e um demo de 20 minutos de Wind Waker.
- Um Game & Watch fora lançado em 1989, com 2 telas, semelhante ao Nintendo DS. É um plataforma inspirado em Adventure of Link. Em 2002 foi incluído em Game & Watch Gallery 4 para o GBA.
[editar] Em outros jogos
- A série Super Smash Bros. já incluiu 3 personagens de Zelda, Link (no original, em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl; Melee também inclui o Link criança de Ocarina, e Brawl, o Link de Wind Waker), Zelda e Ganondorf (em Melee e Brawl; Zelda pode-se transformar em Sheik). 5 cenários da série viraram arenas (Hyrule Castle no original, Hyrule Temple e Great Bay em Melee, Pirate Ship e Bridge of Eldin no Brawl), 4 itens vem da série (o Heart Container em todos, o Bunny Hood dos jogos do N64 em Melee e Brawl, e as Deku Nuts em Brawl) e Tingle é um Trophy em Melee e Brawl.
- Soul Calibur II para GameCube incluiu Link como personagem exclusivo (nos outros consoles foram Spawn e Heihachi Mishima).
- Minigames baseados em Zelda aparecem na série Wario Ware, Inc..
[editar] História
[editar] NES
The Legend of Zelda, o primeiro capítulo da saga de Link, é lançado no Japão com o nome The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu. O game não foi lançado em cartucho, e sim na forma de disquete, para rodar no Famicom Disk System, acessório do Famicom que foi lançado somente no Japão.The Legend of Zelda foi lançado nos Estados Unidos para o console Nintendo Entertainment System (NES). Foi o primeiro game da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América (excetuando Super Mario Bros., que já vinha com o console), e o primeiro jogo da história a possuir chip interno para salvar jogos. O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza. A dourada foi lançada com um número de cópias limitada. Chegou a vender mais de 6,5 milhões de unidades pelo mundo todo. O jogo vinha com um guia de ajuda, neste guia continha: parcialmente um mapa principal, mapas das seis primeiras dungeos, dicas e descrições dos monstros.
Em 1988, foi lançada a continuação, Zelda no Detensu: Rinku no Bouken (Zelda II: The Adventure of Link), no Japão, também exclusivamente para o Famicom Disk System. O jogo mudava o esquema do game anterior, com visão lateral em vez de superior e elementos de jogo plataforma, apesar de desagradar alguns dos fãs do original, ultrapassou a marca de 4,3 milhões de unidades vendidas mundialmente.
A nintendo proibiu as revistas de fazerem detonados por um determinado tempo, fazendo o jogo ficar mais desafiador.
[editar] The Adventure Of Link
Diferentemente do primeiro Zelda, apesar de haver um mapa, as batalhas se passavam em visão lateral. O mapa desse jogo é o considerado mais complexo das primeiras series, o jogo também continha uma historia bem trabalhada e Contava com um sistema de evolução, conquistado ao matar monstros.[1] [2][editar] Super Nintendo
The Legend of Zelda: A Link to the Past (Zelda No Densetsu: Kamigami No Triforce), lançado em 1991 é um dos jogos mais populares do console.Esse foi também o primeiro jogo da série no qual havia 2 mundos diferentes (Dark World e Light World) e viajar entre eles era obrigatório para abrir passagens. O sistema de 2 mundos é muito copiado ultimamente, em jogos como Metroid Prime 2: Echoes. Foi um dos títulos mais vendidos do SNES, com mais de 4,5 milhões de cartuchos pelo mundo.[editar] Game Boy & GBA
The Legend of Zelda: Link's Awakening, o primeiro game Zelda para o portátil Game Boy, é lançado no Japão e nos Estados Unidos em 1993. Mais tarde é lançada para o Game Boy Color uma versão atualizada , intitulada The Legend of Zelda: Link's Awakening DX (1996). Link's Awakening vendeu cerca de 4 milhões de cópias.Para o GBC também foi lançado em 2000 Oracle of Seasons e Oracle of Ages, produzidas em conjunto com a Capcom. Pretendia se fazer uma "Tri-Force Series", um conjunto de 3 jogos interligados entre si, reduzida a apenas dois (no qual podem se trocar itens e progresso).
A Link to the Past fora portado para o Game Boy Advance em 2002. Junto com o jogo veio um novo Zelda multiplayer, para ser jogado por até quatro jogadores (chamado Zelda: Four Swords). Foi o primeiro jogo da série a apresentar modo multiplayer.
Em janeiro de 2005 foi lançado para o GBA The Legend of Zelda: The Minish Cap, com gráficos cartunescos ao estilo de outro jogo da série: The Legend of Zelda: The Wind Waker. Nesse jogo, o protagonista Link encolhe a um tamanho minúsculo para conhecer uma raça de duendes chamados Minish.
[editar] Nintendo 64
No final de 1998, Zelda chega para o Nintendo 64. The Legend of Zelda: Ocarina of Time é lançado mundialmente, recebe aclamação crítica e torna-se rapidamente o game mais vendido do ano de 1998. Até hoje é considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, e foi o primeiro jogo a tirar nota máxima nos sites das revistas IGN e Famitsu, conhecidos pela rigorosidade. O jogo inovou na época ao apresentar uma história mais épica, um sistema de variação entre dia e noite e um sistema de mira chamado Z-Targeting, que permitia ao jogador travar a mira em um inimigo ou objeto.Em 2000, The Legend of Zelda: Majora's Mask é lançado. Sua história, apesar de ser uma continuação do jogo anterior(para quem viu o final do jogo anterior, acaba com o Link falando com Zelda), tem uma trama diferente (um dos únicos jogos da série em não se basear em Zelda e na busca pela Triforce), no qual Link tem 72 horas para impedir que a Lua se choque com Termina, um reino diferente de Hyrule, mas com pessoas muito semelhantes. Esse era um dos poucos games do Nintendo 64 a ser obrigatório o uso do Expansion Pack que adicionava 4MB extra de Ram para melhoria dos gráficos.
[editar] Game Cube
Em 2000, é apresentado na Space World (feira de games que acontece todo ano no Japão), um curto vídeo contendo imagens do Zelda para o Nintendo GameCube, na cena temos um Link realista, rico em detalhes a duelar com um Ganondorf. Nenhum detalhe sobre o jogo foi apresentado. Algum tempo depois, o novo Zelda para Game Cube é verdadeiramente revelado. O jogo causa muito impacto (na maioria negativo), por apresentar o inverso do visto anteriormente, em vez do Link realista, um jogo que apresentava um visual completamente cartunesco, como um grande desenho animado, fruto do trabalho com filtro cel-shading.Em dezembro de 2002, o jogo é lançado no Japão, batizado de The Legend of Zelda: The Wind Waker, que consegue conquistar o público que de inicio havia repudiado seu visual. O game chegou nas Américas no início de 2003.
Já na E3 2004 a Nintendo anuncia que fará um Zelda realmente realista, semelhante a Ocarina Of Time. The Legend of Zelda: Twilight Princess causou um grande impacto entre os fãs da série quando mostrado em vídeo pela primeira vez. O jogo também ganhou uma versão para o Wii. Foi lançado no final de 2006.
[editar] Nintendo DS
Em Março de 2006, a Nintendo anunciou na Game Developers Conference o primeiro Zelda para o portátil Nintendo DS, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, estava marcado para algum período no mesmo ano. Foi adiado e lançado em julho de 2007 no Japão e em outubro nos EUA. A história continua após Wind Waker, com Tetra (o nome da Princesa Zelda enquanto pirata) capturada por um navio assombrado, portanto Link deve salvá-la cruzando mares e derrotando criaturas.Na GDC de 2009, foi anunciado um novo Zelda para DS, 'The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Com o mesmo estilo gráfico de Phantom Hourglass, o jogo é o primeiro da série a incluir trens, com Link se movendo em um trem, podendo atirar com um canhão.
[editar] Wii
Em 2005, davam-se notícias de que o console sucessor do GameCube, codenomeado "Revolution", teria um modo de jogabilidade especial com Twilight Princess. Mas na E3 de 2006, a Nintendo anunciou que o console, batizado Wii (antigo Revolution), teria sua própria versão de Twilight Princess, que foi lançada juntamente com o console em 19 de Novembro de 2006. O jogo de imediato se tornou o mais vendido do console, com uma proporção de 1 jogo em cada 4 compradores de Wii no lançamento do console nos EUA; a crítica também aclamou o jogo.Durante a E3 2008, Shigeru Miyamoto afirmou que a série Zelda precisa de novas idéias, e que a equipe de produção está trabalhando nisso. Novos jogos para o Wii e DS estão em desenvolvimento.
O novo título de Wii foi anunciado na E3 de 2010, chama-se The Legend of Zelda: Skyward Sword e será lançado em 2011. A maior novidade deste título é o facto de aproveitar ao máximo o Wii MotionPlus, em que poderemos controlar a espada, escudo e outros equipamentos tal como se estivessemos a segurá-los na realidade, coisa que não acontecia em Twilight Princess da mesma consola, em que a jogabilidade era muito semelhante aos das outras consolas.[3]
[editar] Cronologia
- The Legend of Zelda é o primeiro jogo da série.
- Zelda II: The Adventure of Link é uma sequência direta, se passa quando Link se aproxima do 16o aniversário.
- The Legend of Zelda: A Link to the Past foi divulgado como se passando eras antes do duo do NES.
- The Legend of Zelda: Link's Awakening é uma sequência de A Link do The Past, com o mesmo Link.
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time se passa séculos antes de A Link to the Past. No final do jogo, Zelda manda Link de volta no tempo, criando duas linhas de tempo: a do "Link adulto" após ser enviado e a do "Link criança" após voltar.
- The Legend of Zelda: Majora's Mask segue o mesmo Link de Ocarina of Time após ser enviado de volta no tempo.
- The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e The Legend of Zelda: Oracle of Ages são conectados por um sistema de códigos, e se passam um após o outro. Podem ser jogados em qualquer ordem. Se passa num período em que a Triforce está no Hyrule Castle e Ganon, morto.
- The Legend of Zelda: Four Swords foi dito pelo diretor Eiji Aonuma como sendo o título mais antigo da série.
- The Legend of Zelda: The Wind Waker passa séculos após Ocarina of Time, numa Hyrule inundada. Sabe-se que a cronologia é a do Link adulto porque é citado que o Herói do Tempo desapareceu após vencer Ganon.
- The Legend of Zelda: Four Swords Adventures se passa num período inespecífico após Four Swords. Se passa antes de A Link to the Past por Ganon conseguir no jogo o tridente que ele brande no título do SNES.
- The Legend of Zelda: The Minish Cap se passa antes de Four Swords, visto que conta as origens do inimigo de Four Swords, Vaati.
- The Legend of Zelda: Twilight Princess passa um século após Ocarina of Time, supostamente na cronologia do Link criança, porque Ganondorf foi aprisionado em uma dimensão diferente.
- The Legend of Zelda: Phantom Hourglass é uma seqüência direta de Wind Waker.
- The Legend of Zelda: Spirit Tracks se passa 100 anos depois de Phantom Hourglass.
- The Legend of Zelda: Skyward Sword ocorre antes do Ocarina of Time.
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